top of page

[ENTREVISTA] Dr. Lívio Portela fala sobre o câncer de mama

  • ascomhdo
  • 16 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Para marcar o outubro rosa – movimento popular e internacionalmente conhecido que desenvolve ações na luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades – o mastologista Dr. Lívio Portela concedeu uma entrevista ao site do HDO falando sobre o câncer de mama. Lívio é formado em Medicina pela UFPE, em Cirurgia Geral pela UFPB e em Mastologia pela Liga Norteriograndense Contra o Câncer, além de ser atualmente presidente regional do Piauí na SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia).


Lívio Portela


Confira a entrevista:


HDO: Como o câncer de mama pode ser tratado?


Dr. Lívio Portela: A principal forma de tratamento do câncer de mama é a cirurgia, para remover a tumoração por inteiro. Muitas vez precisamos complementar o tratamento com aplicação de medicamentos quimiterápicos e/ou hormonioterápicos e algumas vezes radioterapia.


HDO: Quais os tipos de cirurgias disponíveis para as pacientes com câncer de mama?


Dr. Lívio Portela: Dentre as cirurgias temos as radicais (mastectomias) e as conservadoras (setorectomias, quadrantectomias e as cirurgias oncoplásticas). Cada vez mais procuramos fazer uma menor cirurgia com melhor resultado estético, chamado de cirurgias oncoplasticas, o que mantem a forma e a simetria das mamas, mesmo removendo o tumor com segurança. Além da Pesquisa de Linfonodo Sentinela o que pode evitar o esvaziamento axilar e suas complicações a medio e longo prazo.


HDO: Como é feita a indicação do tipo de cirurgia para a paciente?


Dr. Lívio Portela: É levado em consideração principalmente o tamanho do tumor no momento do diagnóstico, pois quanto menor o tumor menor tambem a área que deverá ser removida. Depois vem o local do tumor na mama, o tipo histológico. O desejo da paciente também é muito importante, na decisão conjunta com a equipe médica, se a mama vai ser preservada ou se deverá ser removida.


HDO: A cirurgia ainda é a única forma de cura?


Dr. Lívio Portela: Até o exato momento, a cirurgia ainda é indispensável, mesmo que o efeito da quimioterapia seja bastante eficaz e as terapias alvo também. Mas vale ressaltar que na grande maioria das vezes a cirurgia deve ser acompanhada de tratamento medicamentoso (quimioterapia e/ou hormonioterapia) e radioterapia, para reduzir a taxa de retorno da doença ou aparecimento de focos da doença em outros órgãos distantes (metástases).


HDO: Qual conselho o Dr. Lívio Portela dá a uma pessoa que descobre um câncer de mama? Como conviver com esse fato?


Dr. Lívio Portela: Sempre devemos apoiar a paciente e encorajá-la a seguir todos os passos do tratamento, mesmo que alguns deles possam ter efeitos colaterais, visando a cura deste mal. Nunca tirar a esperança de vencer. Estar disponivel a retirar as dúvidas, os mitos e preconceitos que acompanham um diagnóstico desses. Oferecer um tratamento eficaz, com muita responsabilidade. Transmitir tranquilidade nos atos, na palavras, nos gestos. Esclarecer que a grande parte das mulheres diagnosticadas nas fases iniciais do câncer de mama, podem ser curadas. Àquelas nas fases avançadas, podemos tambem prestar a melhor atenção para que enfrentem o problema com dignidade e conforto, quando não pudermos oferecer a cura. Uma frase sempre nos norteia : "Quando não pudermos dar mais dias de vida, que demos então mais vida aos dias".

 
 
 

Comments


Publicações Recentes
Arquivo
Pesquisas Frequentes
Outras Redes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Hospital Dr. Oscar
Av. N. S. de Fátima, 120 - Próx Medcenter
Canto da Várzea, Picos - PI

Para emergências com risco de vida ligue 190
  • Facebook Basic Black
bottom of page