Dr. Lívio Portela explica relação entre exercícios físicos e prevenção do câncer de mama
- ASCOM HDO
- 12 de out. de 2016
- 3 min de leitura

Para marcar o outubro rosa – movimento popular internacionalmente conhecido que desenvolve ações na luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades – o mastologista Dr. Lívio Portela concedeu uma entrevista ao site do HDO falando sobre a prevenção do câncer de mama através de exercícios físicos. Lívio é formado em medicina pela UFPE, em cirurgia geral pela UFPB e em mastologia pela Liga Norteriograndense Contra o Câncer, além de ser atualmente presidente regional do Piauí na SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia).
Mas afinal, qual a relação entre atividades físicas e a prevenção do câncer de mama? Segundo o dr. Lívio Portela a atividade física regular se mostrou importante na prevenção de câncer de mama segundo levantamento robusto de pesquisadores da Universidade de Estetino, na Polônia.
O mastologista explica ainda que o esforço físico intenso eleva significativamente o gasto metabólico, diminuindo a gordura abdominal, por exemplo, algo importante, uma vez que a obesidade aumenta a produção de hormônios como estrogênio e insulina, que, em excesso, podem facilitar o desenvolvimento do câncer de mama.
E os benefícios não param por aí, dr. Lívio ensina que os exercícios eliminam o excesso de lipídios que circulam no sangue. Então essas moléculas não são tão aproveitadas pelo tumor como substrato para seu desenvolvimento. A atividade física ainda reduz a formação de vasos ao redor do câncer, que servem para carrear mais sangue para nutri-lo.
Frequência de exercícios
Nosso mastologista explica que a prática de exercícios deve ser feita de forma regular e em ritmo de moderado a intenso com dedicação de sete horas ou mais por semana, segundo alguns estudos. Outras fontes consideram 2 horas e meia por semana já suficientes. E não somente exercícios aeróbicos são importantes, como caminhadas e corridas. A musculação também é indicada, assim como Yoga.
Alimentação
Dr. Lívio Portela falou ainda sobre aliar uma alimentação saudável e específica aos exercícios: “Uma dieta balanceada com muitas frutas, verduras, legumes e grãos formando um prato bastante colorido é sempre o ideal. Frutas vermelhas, como framboesa e amora, contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar o tumor”, explicou.

O médico explica que esses alimentos também são ótimas fontes de vitamina C, flavonóides e fibras, essenciais ao funcionamento do organismo. A cenoura, por exemplo, é um alimento eficaz na prevenção contra o câncer de mama, pois constatou-se que consumir duas porções do vegetal todos os dias reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%. Isso acontece graças ao beta caroteno, que protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres. De acordo com o estudo, entretanto, tal porcentagem só pode ser atribuída a mulheres na pré-menopausa.
A uva possui flavonóides, que podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. Já o abuso de álcool com o vinho prejudica todo o metabolismo e pode ser vir de gatilho a outras doenças, além de fragilizar a imunidade.
Romãs podem ajudar na prevenção contra o câncer de mama. Existe a interação dos compostos do fruto com a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas. Assim, o fruto inibe sua ação.
O brócolis possui um composto chamado sulforano, que por meio do estímulo das enzimas do corpo elimina substâncias que podem originar células cancerígenas. Outros vegetais que também produzem esse efeito são a couve-flor e o repolho. Recomenda-se o consumo de meia xícara de chá do alimento por dia.
Pimenta preta e curry podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células saudáveis da mama. O efeito se dá pelos polifenois, antioxidantes que possuem ação antiinflamatória.
Soja e derivados, como leite de soja e tofu, contêm nutrientes em sua composição chamados fitoestrogênio. Ele é similar ao hormônio estrogênio natural, produzido pelo corpo feminino a partir da adolescência e, por isso, ocorre uma competição entre ambos dentro do nosso organismo. Essa disputa interfere em enzimas importantes para o desenvolvimento de células cancerígenas.
Idade ideal para a prática de exercícios
Segundo o dr. Lívio Portela, não existe uma restrição de idade para a prática de exercícios: “Não existe uma idade limite. Deve-se sempre ter uma orientação por parte de um profissional educador físico porque cada faixa etária tem uma indicação diferente e adequada para atividade física”, falou.
Avaliação médica
Nosso mastologista chamou atenção ainda para a importância da avaliação médica, antes de iniciar os exercícios: “Todas as pessoas devem passar antes por uma avaliação médica para se conhecer alguma limitação para realização de esforços físicos. Em geral, a maioiria das pessoas estão aptas a realizarem atividades físicas de moderadas a intensas, sempre orientadas por um profissional habilitado”, explicou.
Comments