Oncologia: a medicina do câncer
- ascomhdo
- 23 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
A oncologia é a medicina totalmente responsável pelo câncer, um tipo de tecido humano formado por células que tem crescimento anormal, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo. Essas células são maléficas ao corpo humano devido ao fato de não pararem de crescer, podendo se espalhar pelo corpo todo, causando mau funcionamento nos órgãos humanos e até mesmo levar uma pessoa à morte.
Estudo da oncologia

Essa responsabilidade que envolve uma área bem extensa, permite que o oncologista estude, faça o diagnóstico e indique o melhor tratamento para essa doença conhecida como câncer, porém o oncologista não trabalha sozinho. A oncologia ou cancerologia, nome pelo qual essa especialização também é conhecida pelos brasileiros, estuda apenas o câncer, o que faz com que sua área de trabalho seja o corpo todo, e para o tratamento e cura dessa doença é necessário que o médico interaja junto a outros especialistas para resolver o problema, tendo contado direto como cirurgiões, enfermeiros, radioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outras áreas.
Por ser um processo longo e grave, o câncer envolve todo o corpo humano. A doença deixa o paciente fragilizado fisicamente e psicologicamente. As formas de tratamento do câncer são radioterapia, quimioterapia hormonioterapia, cirurgia e, nos casos mais graves, a combinação de vários desses tratamentos.
Especialidades da oncologia médica
A oncologia também tem suas especialidades que são: a oncologia clínica, que é só o tratamento convencional sem cirurgia; a oncologia cirúrgica, que é o tratamento mais a cirurgia para retirada das células que causam a doença; e a oncologia pediátrica, que estuda e trata o câncer infantil. Nos últimos anos a oncologia evoluiu muito para o tratamento dessa doença, mas ainda é necessário mais.
Mais sobre Oncologia a medicina do câncer
Todo ano milhares de pessoas morrem por causa do câncer no mundo todo. Para alguns tipos de câncer já existe a cura, mas para outros existem apenas tratamentos, que apenas amenizam o sofrimento do paciente. Até onde essa doença pode se desenvolver é um caminho ainda desconhecido para a oncologia, mas a ciência junto à medicina avança cada dia mais para salvar vidas e erradicar esse mal.
Para saber mais sobre a oncologia assista ao vídeo abaixo:
Fonte: Portal Médicos
Comments